A Bíblia usa muitas vezes a palavra Iniquidade, porém muitas vezes não entendemos o seu significado. Mas afinal, o que significa iniquidade?Iniqüidade vem do Grego: ανομια [anomia] (Substantivo feminino). De ανομος [anomos] (α [a] -como uma partícula negativa- "sem", e νομος [nomos] "lei" = "sem lei". Negação da lei. Ilegalidade, falta de conformidade com a lei, violação da lei, desacato à lei, iniqüidade, impiedade.
A palavra “iniquidade” significa “curvatura”; refere-se a alguma coisa que foi curvada ou distorcida. Davi estava dizendo em salmos 51: “Eu não só transgredi a tua lei explicita. Eu também, em meu coração, fui hipócrita, errante.
PECADO (ERRAR O ALVO) ATO INDESEJADO NÃO CONTROLADO FACILMENTE, ENTENDEDO-SE COMO FRAQUEZA HUMANA.
A INIQUIDADE É A RAIZ DE TODO MAU A REBELDIA ATITUDES IRRESPONSÁVEIS (VOLUNTÁRIAMENTE)
Iniquidade é quando acostumamos com o pecado e não temos mais vergonha de cometê-los. É quando o pecado se torna algo totalmente natural em nossas vidas e achamos que não há nenhum mal em praticá-los. A Bíblia diz que quando a iniquidade chega ao coração do homem, ele fica tão endurecido que já não sabe se certa atitude é pecado ou não; então é tempo de Deus julgá-lo. Muitos gostam de falar somente da bondade de Deus e Sua misericórdia, mas não podemos esquecer que Deus também é justo e 100% santo, e por isso Ele não pode aceitar o pecado.
A maior prova de Sua justiça é que Ele não poupou o sofrimento de seu próprio Filho Jesus na cruz, pois a Bíblia diz que o pagamento pelos nossos pecados deveria ser a morte e que, sem derramamento de sangue, não poderia haver perdão para os seres humanos. Mas ao mesmo tempo vemos o quanto Deus foi misericordioso conosco, pois nós é que deveríamos ter sido mortos naquela cruz! Jesus não praticou nenhum pecado, mas ele sofreu tudo em nosso lugar. Veja:
"Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças, contudo nós o consideramos castigado por Deus, por ele atingido e afligido. Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades..." (Isaías 53:4,5)
Mas e quando as pessoas rejeitam este único presente para a nossa salvação? Deus intervém e julga nossas vidas e julga a nossa nação, assim como Ele já fez no tempo de Noé com o dilúvio, e com a destruição das cidades de Sodoma e Gomorra. Será que Ele também não está agindo assim em nossos dias?
Hoje vivemos em uma época onde tudo é permitido. O pecado é praticado na maior naturalidade, e muitas vezes aprovados por nossos governantes. Esses pecados se tornaram iniquidades e já não existe nenhum arrependimento em relação a eles. Então eu me pergunto: "Será que o mundo está evoluindo ou caminhando para uma destruição sem limites? Será que os ensinamentos que nossos pais, avós, líderes espirituais nos passaram, estavam errados? Será que os mandamentos de Deus já perderam o seu valor? Será que não precisaremos prestar contas a Deus por nossos atos?" Ao olharmos para a Palavra de Deus, encontramos vários textos esclarecedores em relação a isso:
“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2)
"Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno." (1 João 5:19)
15Não ameis o mundo nem o que nele existe. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 16Pois tudo o que há no mundo: as paixões da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens não provém do Pai, mas do mundo. 17Ora, o mundo passa, assim como sua volúpia; entretanto, aquele que faz a vontade de Deus permanece eternamente.
Negar a si mesmo é ser desprovido de todo sentimento faccioso como a inveja, vaidade, ciúmes, avareza, soberba, concupiscência da carne, lascívia, ira, desejo de vingança, vícios e outros sentimentos abomináveis ao Senhor.E negar aos prazeres deste mundo!
Negar a si mesmo é oferecer o outro lado da face, é perdoar e amar os vossos inimigos, bendizer os que vos maldizem, fazer bem aos que vos odeiam e orar pelos que vos maltratam e vos perseguem. Ter a mesma humildade de Cristo, andar em santidade como Ele andou, guardando os seus mandamentos fazendo a vontade do Pai. Isso é negar a si mesmo.
Em Mateus 10.38 disse Jesus: Quem não toma a sua cruz e não segue após mim, não é digno de mim.
Tomar a sua cruz é assumir o compromisso definitivo com o Evangelho de Cristo, é o arrependimento, a conversão, o abandono do pecado, é entregar-se a inteira dispensação do Senhor, cumprimento os mandamentos de Cristo e fazendo a vontade do Pai.
Tomar a sua cruz é imitar o gesto do homem de Deus, o qual, sob o completo domínio de Cristo, disse: Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim (Gálatas 2.20).
“O vencedor herdará tudo isto, e eu serei seu Deus e ele será meu filho. Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos - o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte.” (Apocalipse 21:7,8)
Eis que venho sem demora! Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.
Apocalipse 3:11
Jonathas. B
Escritos acrescentados
http://exegeseoriginal.blogspot.com.br/2011/02/o-que-significa-iniquidade.html
Fonte: http://www.pastorantoniojunior.com.br/esbocos-de-pregacoes/o-que-significa-iniquidade#ixzz3YzsgXUQL




Nenhum comentário:
Postar um comentário